Cuidados na pós colheita para garantir os melhores resultados

pós colheita

Cuidados na pós colheita para garantir os melhores resultados

No nosso último blog, tratamos sobre todos os aspectos que envolvem a colheita da soja e interferem diretamente na qualidade do cultivo, sejam eles os aspectos da cultura, da mecanização, da capacitação de mão de obra, entre outros. 

Hoje trataremos sobre os aspectos da etapa seguinte – a pós colheita. Todos os manejos envolvidos após a cultura ser colhida, que garante ainda mais o resultado do plantio. 

A cultura da soja não é tão importante à toa. Assim que finaliza-se os trabalhos de uma safra, já se inicia o planejamento da próxima. A pós colheita é algo que já foi inicialmente tratado como uma das etapas da colheita, sendo: 

  • Regulagem dos equipamentos – que garante a máxima eficiência operacional em áreas de cultivo. 
  • Avaliação do ponto de colheita – a avaliação da umidade garante que o cultivo está colhido no tempo certo, com um teor entre 12 a 15%.
  • Corte e separação – que são transportadas para a limpeza, removendo os excessos de folhas, detritos e outras impurezas do cultivo. 
  • Armazenamento – para secagem e, posteriormente, comercialização. 

Além dessas que já foram tratadas – e que abordaremos de forma mais técnica e abrangente – existem outros cuidados que, realizados na pós colheita, já favorecem bastante o planejamento para a próxima safra. 

POR QUE É TÃO IMPORTANTE O CUIDADO PÓS COLHEITA? 

Além, obviamente, de estarmos tratando de aspectos econômicos, produtividade, rentabilidade, entre outros, os cuidados com a pós colheita vão além disso. A soja é um dos principais insumos na alimentação animal, além de estar cada vez mais presente na alimentação humana e em outros setores industriais, como cosméticos e farmacêuticos. 

Garantir a qualidade dos grãos é o que garante a disponibilidade do insumo no entressafra, uma vez que a soja é utilizada o ano inteiro como fonte de proteína nas formulações da nutrição animal, além de fonte de outros produtos. 

Ou seja, o armazenamento inadequado, por exemplo, reduz a qualidade da matéria prima na entressafra, que pode inviabilizar a utilização da soja por apresentar grãos mofados, fermentados, germinados ou queimados. Os riscos também estão associados à produção de micotoxinas.

QUAIS OS FATORES MAIS INTERFEREM NA QUALIDADE DO ARMAZENAMENTO DOS GRÃOS? 

Uma vez que a manipulação e o armazenamento dos grãos são os principais pontos críticos de controle da pós colheita, quais os fatores devem ser observados na etapa? Vamos lá: 

  • temperatura
  • umidade dos grãos
  • umidade relativa do ar 
  • atmosfera de armazenamento 
  • teor de impurezas 
  • teor de grãos quebrados 
  • presença de microrganismos, insetos ou ácaros 
  • tempo de armazenamento 

Tudo isso pode afetar de forma qualitativa e quantitativa os grãos de soja. Sendo as perdas quantitativas representadas pela perda de peso e umidade, chegando a até 30% na pós colheita. 

A perda qualitativa é representada pela perda de sabor, odor, valor nutricional, risco de contaminação por micotoxinas e perda de valor de mercado. 

QUAIS SÃO AS ETAPAS DA PÓS-COLHEITA DA SOJA E QUAL A IMPORTÂNCIA DE CADA UMA DELAS?

Já que sabemos porque é tão importante o cuidado com a pós colheita da soja, conheceremos um pouco mais sobre cada uma. 

  • Manejo pré-colheita
  • Pré-limpeza e limpeza
  • Secagem 
  • Abastecimento de silos e armazéns 
  • Redução do metabolismo dos grãos 

MANEJO PRÉ-COLHEITA 

Engloba as atividades realizadas anterior à colheita, com o objetivo de garantir qualidade e produtividade. Essa etapa inclui: 

  • Monitoramento da lavoura – identificar e controlar pragas e doenças. 
  • Manejo de plantas daninhas
  • Manejo de irrigação – controlar os níveis de umidade do solo 
  • Dessecação – para controlar o crescimento das plantas e facilitar a colheita mecânica
  • Tempo da colheita – controlando a maturidade dos grãos

Além desses cuidados que envolvem a lavoura em si, o preparo da unidade armazenadora é fundamental, eliminando sobras de armazenamentos anteriores e, se possível, pulverizar com defensivos adequados para garantir a inocuidade do ambiente. 

PRÉ-LIMPEZA E LIMPEZA DOS GRÃOS 

A avaliação dos grãos de soja permite determinar as etapas de limpeza e pré-limpeza da colheita. Tais etapas são fundamentais para a remoção de impurezas e outras matérias estranhas à cultura que não devem estar misturadas no momento do armazenamento. 

Quais os cuidados a serem tomados nas etapas da limpeza e pré-limpeza?

  • A primeira etapa de limpeza inclui a limpeza propriamente dita da colheitadeira, inclusive peneiras. 
  • A pré-limpeza dos grãos remove impurezas grosseiras e materiais estranhos. Por isso é sempre tão importante cuidar da regulagem das peneiras, além da manutenção de aspiradores e separadores. 
  • A limpeza final, que remove impurezas menores e outros detritos é feita com peneiras mais finas.
  • Os grãos devem ser classificados após a limpeza por tamanho, peso e qualidade antes de serem armazenados, o que garante a qualidade durante o armazenamento. 

O ideal é que os níveis de matérias estranhas e impurezas sejam reduzidos para menos que 4%, sendo que, no armazenamento, o valor deve ser 1%. Além de questões sanitárias da produção, a presença de matérias estranhas pode provocar até mesmo incêndios no momento da secagem. 

SECAGEM DOS GRÃOS

A secagem é também uma das etapas fundamentais na conservação dos grãos. 

Levando-se em consideração que normalmente os grãos são colhidos com um maior teor de umidade, proceder à secagem reduz a suscetibilidade ao crescimento de fungos e bactérias que, presentes, podem levar à deterioração dos grãos e queda na qualidade e perda de peso dos mesmos. 

Além disso, grãos secos são mais resistentes ao ataque de pragas, favorecem mais segurança ao armazenamento e garantem mais qualidade no produto final. 

O teor de umidade presente nos grãos depende muito da espécie e do período de armazenamento dos grãos, uma vez que pode ser influenciado pela temperatura, umidade relativa, praças, doenças, entre outros. 

ARMAZENAMENTO EM SILOS E ARMAZÉNS 

Essa etapa, final, também exige bastante atenção afim de garantir uniformidade da massa de grãos e permitindo aeração do volume de carga. 

Deve-se respeitar o carregamento e, além disso, o espaço a ser deixado entre os grãos e o fechamento dos silos. 

CONCLUSÃO 

Podemos ver que a qualidade do cultivo da soja vai além dos cuidados do plantio. É altamente importante a manutenção da cultura em todas as etapas, desde o planejamento até a pós venda, garantindo que o mercado de soja esteja cada vez mais fortalecido. 

A equipe técnica da JP Agrícola acompanha, desde o primeiro momento, cada etapa da safra. Planejando, monitorando, avaliando e trazendo soluções para o máximo de produtividade de cada lavoura.]

Nosso papel é garantir o sucesso de todos os planejamentos em todas as safras.

Logo-branca

Endereço:Av. Presidente Vargas, Escritório 04 – Anexo ao Posto Vale do Uraim,
Paragominas/PA – Brasil, CEP: 68.625-130

Email: contato@jpconsultoriaagricola.com.br

Telefone: (91) 3729-4674 / (91) 99199-7675